Episode Transcript
Estamos nos torturando em nossas vidas porque nos esquecemos de viver?
A vida é o fato de seu corpo funcionar em um ambiente-equivalente a fazer um cruzeiro pelo mundo-com o bolso cheio de dinheiro, admiração e curiosidade. Ao mesmo tempo, sua única preocupação é a potência e o design do motor do transatlântico.
Quando foi a última vez que você fez algo por si mesmo? Não de maneira egoísta, destrutiva, programada ou forçada. Só porque a ação ou ações lhe trouxeram paz, contentamento e realização.
Existe o termo: “Reserve um tempo para cheirar as rosas”. Infelizmente, se você não aprecia uma rosa, então a beleza e a natureza requintada de uma rosa não significarão nada.
Já ouvi pessoas dizerem: "Estou entediado". Como isso pode ser verdade? Temos um corpo fantástico para criar e desenvolver e uma mente infinita. Temos a criação ao nosso alcance.
Então, por que entediado? É porque não reservamos mais tempo para viver sob nosso próprio poder. Muitos de nós ficamos vinculados a tudo e a todos, menos a nós mesmos. E se isso não for suficientemente mau, a pouca autonomia que podemos desfrutar, estamos a tentar dar isso às pressas à IA.
Quantos dos seus sonhos, desejos ou necessidades simples foram destruídos porque você foi agrupado em um grupo ou outro que geralmente serve aos interesses maiores de outro?
Por que somos encorajados a trabalhar até a morte, enquanto o poder que nos faz lavagem cerebral para fazer isso passa meses do ano em férias luxuosas e campos de golfe, e se divertindo? Se trabalhar o tempo todo era tão bom, por que eles não fazem isso? E se funcionam a maior parte do tempo, por que precisam de medicamentos para se manterem?
Há algo muito errado. “O Imperador realmente não tem roupas.” Se este fosse o caminho “correto”, por que tanta miséria, pobreza, guerra, infelicidade, suicídio, tiroteios, tudo isso proveniente de uma existência artificialmente construída que supostamente acreditamos ser a única maneira de ser?
Se eu transformar você em um trabalhador mal pago e subestimado e depois lhe disser para ser feliz, que tipo de ridículo é esse? E obviamente, você tem que destruir o espírito e a consciência mental de uma pessoa para que ela aceite isso.
Se você dedica todo o seu tempo e energia a uma pessoa que não o valoriza, como isso faz sentido?
E tudo o que você precisa fazer é olhar ao redor para ver os terríveis efeitos dessas circunstâncias. Você já percebeu que o termo “terrorista” geralmente é dado a pessoas que lutam contra a opressão, o roubo, o abuso, a desigualdade e a ocupação?
Que direito o ladrão da sua casa tem de chamá-lo de terrorista, porque você está protegendo seus entes queridos e a si mesmo? E chamá-lo de instável ou de influência desestabilizadora, porque você luta contra a loucura deles. Sim, meus amigos, há algo realmente errado.
Então, o que é isso? Esquecemos de viver. A culpa é nossa? As pessoas que infligem o mal e as dificuldades foram programadas para agir desta forma. Assim como os oprimidos foram programados para aceitá-lo. Não nos preocupamos mais com nós mesmos e com os outros.
Uma árvore não era mais uma vizinha, que lhe dava ar puro para respirar; era apenas uma possível cadeira, porta ou algo assim. A mesma coisa aconteceu com seus semelhantes. As pessoas tornaram-se objetos a serem explorados, gerenciados, consumidos e desconsiderados.
Nossos mais velhos não são mais reverenciados por sua experiência e sabedoria. Agora, os idosos são considerados um fardo para a sociedade, nada, e tratados como tal. Você já parou para considerar o núcleo maligno de quem criou este sistema? E o que há de errado conosco em aceitá-lo?
Por que não nos reunimos para expulsar o ladrão da nossa vizinhança, em vez de ficarmos preocupados apenas quando o ladrão está em nossa casa?
Somos distraídos pelas coisas brilhantes e pela desinformação. Trocamos voluntariamente bugigangas e dispositivos para a nossa humanidade. E os resultados não são bonitos; na verdade, eles são feios, maus e loucos.
Não é de admirar que tiremos a nossa vida e a dos outros, sem pensar. Quando o assassinato, o genocídio, a fome e o ódio contra os outros se tornarem normais, qual você acha que será o destino do grupo?
E choraremos quando nossas mãos forem retiradas dos bolsos de outra pessoa? Iremos lamentar porque quando tínhamos o poder de ajudar a fazer a diferença, ficámos sentados de braços cruzados e agora o céu está a cair?
A questão é viver, não se contentar com a vida. A vida é cheia de escolhas; o coração de uma pessoa os determina, mas alguns são feitos sem consideração consciente. Com quem você age traz situações para você. Uma mentalidade diferente automaticamente coloca você em um caminho diferente. Além disso, o caminho pode não mudar imediatamente, mas a forma como você se move e age nesse caminho mudará.
Faça um esforço consciente, crie um plano, utilize o SMART; "SMART é um acrônimo para metas que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo. Esta estrutura fornece um método para definir objetivos claros, acionáveis e rastreáveis para aumentar a probabilidade de sucesso em vários contextos, desde projetos pessoais até trabalho profissional e em equipe."
Específico
O que significa: uma meta clara e bem definida que responde quem e o quê, perguntas por que, quando, onde e como.
Exemplo: em vez de "aumentar as vendas", uma meta específica é "Aumentar as vendas em 10% no terceiro trimestre implementando uma nova estratégia de alcance do cliente".
Mensurável
O que significa: a meta deve ter critérios quantificáveis para acompanhar o progresso e determinar se foi alcançado.
Exemplo: a meta "aumentar as vendas em 10%" fornece uma meta clara e mensurável. Outro exemplo é “ir à academia três dias por semana durante uma hora por dia”.
Alcançável
O que significa: A meta é realista e alcançável, considerando os recursos, habilidades e tempo disponíveis.
Exemplo: Uma meta alcançável é treinar e completar uma corrida de 5 km em dois meses, em vez de uma maratona em um mês, se você for iniciante.
Relevante
O que significa: a meta é significativa, está alinhada com seus objetivos ou valores gerais e vale a pena persegui-la.
Exemplo: Se sua meta de longo prazo é se tornar enfermeira, fazer um curso introdutório a negócios é menos relevante do que fazer um curso pré-requisito de anatomia humana.
Limite de tempo
O que significa: a meta tem um prazo específico para criar um senso de urgência e ajudar no planejamento e na priorização.
Exemplo: "Vou perder 4,5 quilos nos próximos três meses" tem um prazo claro.
Use os sete níveis de porquês para descobrir seus porquês. Em seguida, encontre maneiras de entrar em ressonância com a bondade interior. Pergunte a si mesmo sobre os comportamentos que você impõe aos outros e que não aceitaria.
Encontre um caminho positivo para a realização que sirva tanto a você quanto à humanidade.
A vida pode ser bela quando é vivida. Infelizmente, uma vida não vivida torna-se um inferno.
E esse inferno fica feliz em destruir você e tudo o que você se envolve.
Seja uma luz. Bem, meus queridos amigos, até a próxima. Desejo-lhe paz, amor, saúde e felicidade.
Não faça nada a ninguém que você não queira que seja feito a você.
Que tal isso?