Episode Transcript
Ótimo dia e bem-vindo de volta. Espero que seu dia esteja indo muito bem e amanhã seja ainda melhor.
Hoje, quero apresentar a você uma das palavras menos usadas no mundo, mas provavelmente a mais poderosa.
E as palavras são gêmeas. O termo "Sim". Você pode estar pensando, não, Paul, dificilmente uso qualquer uma dessas palavras. E você está certo, mas deixe-me explicar.
Toda a nossa vida são escolhas. As escolhas consistem em fazer ou não fazer. Então, se você escolheu comer cenoura, escolheu não comer milho.
Conseqüentemente, você disse sim às cenouras enquanto dizia não ao milho.
Você pode ver isso como uma observação "e qual é o seu ponto". Mas você pode se surpreender com o quão pouco consideramos isso diariamente.
Por exemplo, se você escolhe ficar triste, decide não ficar feliz. Na maioria dos casos, preferimos ser felizes em vez de tristes.
Se você tem filhos, leva isso mais a fundo e elogia um filho por conquistas, aparência ou ações. Você não está escolhendo isso para a outra criança ou crianças. A disparidade pode criar animosidade ou trauma mental para a outra criança.
Ou, se uma criança se safa de mais coisas do que a outra criança ou crianças, isso pode ser visto como "Você não me ama tanto quanto minha irmã ou irmão.
Eu sei que você entendeu. Quando se trata de nossa saúde mental e emocional, usar o poder do "Não" é crucial.
Usar "Não" é muito mais complexo do que parece; somos ensinados a nos conformar e nos encaixar quando crianças. Dependemos de nossos pais para sobreviver. Nossos pais dependem do grupo, e o grupo depende da nação.
O principal mecanismo de sobrevivência é entender a força em números. Portanto, há uma tendência natural de se encaixar. Embora isso possa nos servir bem, também pode se voltar contra nós, porque há momentos em nossas vidas em que devemos cuidar de nossa saúde mental, física e mental. O novo termo (Fomo) medo de perder pode nos fazer sentir que vamos perder algo dizendo não.
As mulheres parecem mais suscetíveis ao aspecto emocional de dizer não a um pedido; para as mulheres, é compreensível porque, como um todo, as mulheres são mais carinhosas. As mulheres podem sentir que estão traindo a pessoa ou não apoiando ao dizer não.
Há muita pressão para se encaixar e ser validado pelos outros. Essa tendência decolou e está quase fora de controle por causa das mídias sociais. Mais e mais pessoas não estão se sentindo validadas por si mesmas. Estamos ignorando todas as incríveis habilidades, experiências e atributos de nossas experiências de vida e nos comparando constantemente com o retrato da mídia de quem deveríamos ser. A pressão dos pares torna-se rei.
Quando colegas de trabalho nos pedem para participar de atividades, muitas vezes nos sentimos obrigados a dizer sim no ambiente de trabalho; isso pode ser especialmente prevalente por causa da política do escritório. Claro, isso pode ser uma questão de sobrevivência no local de trabalho, pois podemos precisar de muitas pessoas para nos ver de forma positiva.
Nossos chefes podem se apoiar em nós para compensar os outros. Ou para ajudar a manter os prazos. Embora essa possa ser uma ótima maneira de se promover, também devemos considerar nosso bem-estar. E a da nossa família.
Como pais, podemos nos sentir obrigados a dar ou apoiar incondicionalmente. Mais uma vez, esse fardo pode recair sobre as mulheres, pois elas podem estar sobrecarregadas com filhos, tarefas domésticas e possivelmente um emprego.
Aqui estão algumas maneiras que você pode usar ao dizer "Não" a uma solicitação.
Você pode se preparar para dizer "não" a um pedido antecipado.
É muito mais fácil dizer não quando temos um motivo concreto-uma forma de justificar nossa recusa além da noção de que devemos evitar o compromisso.
Precisamos criar um motivo para dizer não antes de precisarmos dele — precisamos de uma estrutura de tomada de decisão, ou "regras", para nos guiar, de modo que não tenhamos que nos preocupar com cada convite.
Por exemplo, se você sabe que tem deveres de casa, trabalho ou obrigações familiares que sofrerão com sua ausência, prepare uma declaração preparada. Eu gostaria, mas estarei cansado e incapaz de funcionar, ou meu desempenho no trabalho será prejudicado. Ou perdi tempo de qualidade com minha família e não quero ser injusto com eles.
Além disso, você deve fazer regras para o seu bem-estar mental, físico e. Todos nós precisamos de um tempo de silêncio. Não podemos simplesmente ir, ir, ir. Precisamos de tempo para recarregar. O relaxamento evita sobrecarga, esgotamento e doenças,
uma vez que qualquer uma das coisas acima se estabelece, não somos bons para ninguém.
Finalmente, se você está disponível para fazer algo, não diga sim antes de se fazer uma pergunta fundamental: eu quero fazer isso ou é que sinto que "deveria"? Dizer "sim" me fará sentir bem ou mal?
Ou sentirei medo ou arrependimento quando esse evento ou tarefa em particular ocorrer?
Devemos prestar atenção à nossa reação ao pedido, o que pode indicar fortemente o que devemos dizer em resposta.
Você tem controle sobre suas escolhas porque é a sua vida, então certifique-se de dizer sim para si mesmo e não apenas para o benefício de outra pessoa. Você não precisa ser egocêntrico ou egoísta ao tomar essa decisão.
Também devemos aprender que dizer sim deve ser condicional, como farei desta vez, masprovavelmente não de novo. Ou isso pode funcionar desta vez.
Aqui estão algumas dicas úteis.
1. Vago, mas eficaz: "Obrigado por perguntar, mas isso não vai funcionar para mim."
2. Não é pessoal: "Obrigado por perguntar, mas não estou disponível no momento."
3. Pergunte-me mais tarde: "Eu quero fazer isso, mas estou indisponível até mais tarde. Você vai me perguntar de novo então?"
4. Deixe-me ligar para você: "Não posso fazer isso, mas aposto que (dê o nome de uma pessoa) pode. Vou pedir para você."
5. Continue tentando: "Nenhuma dessas datas funciona para mim, mas eu adoraria ver você. Envie-me mais algumas datas."
7. Gratidão: "Muito obrigado pela confiança em mim! Lamento não poder ajudá-lo neste momento."
10. Apenas Não: "Obrigado, vou ter que passar adiante." (Diga, depois cale a boca.)
11. Gracioso: "Eu realmente aprecio você me perguntando, mas meu tempo já está comprometido."
12. Sinto muito: "Eu gostaria de poder, mas simplesmente não vai funcionar agora."
13. Decisão de outra pessoa: "Prometi ao meu treinador (terapeuta, marido, etc.) que não aceitaria mais nenhum projeto agora.
15. Conheço outra pessoa: "Simplesmente não tenho tempo agora. Deixe-me recomendar alguém que possa ajudá-lo."
17. Estabelecendo limites: "Deixe-me dizer o que posso fazer..." Em seguida, limite o compromisso ao que for confortável para você.
18. Não não, mas não sim: "Deixe-me pensar sobre isso e retornarei a você."
Esta informação será útil. Bem, meus amigos, foi bom conversar com vocês. E estou ansioso para compartilhar as respostas hormonais e fisiológicas a serem observadas ao dizer não no próximo podcast. Assim você consegue entender melhor o que seu corpo faz quando você diz não.
Bem, meus amigos, obrigado novamente por sintonizar; até a próxima vez
E como sempre:
Por favor, lembre-se de amar a si mesmo. Você não está sozinho. Você é relevante e digno.
Que tal isso?